Para a edição de 1984 – Brazil, foi apresentado um novo modelo Land Rover, com linhas e estética muito semelhante aos históricos Land Rover Series, mas mecanicamente evoluído e inspirado no “irmão” Range Rover.
A sua designação foi, simplesmente, Land Rover 110 (One Ten). Este nome teve origem na distância entre os eixos: 110 polegadas (cerca de 2,8 metros).
A carroçaria de 5 portas tinha um comprimento de 4,58 metros e apresentava-se com algumas semelhanças ao anterior Series III: puxadores e dobradiças das portas iguais, janelas de abertura horizontal, entradas de ar por baixo do pára-brisas. No entanto, foram introduzidas algumas novidades estéticas: pára-brisas de uma única peça (e não dividido, como nos Series), grelha frontal avançada e em linha com a frente dos guarda-lamas, dobradiças do pára-brisas diferentes, abas plásticas pretas nos guarda-lamas, interior renovado, diferente consola de instrumentos.
A nível mecânico, também foram apresentadas melhorias, com a utilização de uma caixa manual de 5 velocidades com tracção permanente às quatro rodas e bloqueio central de diferencial, molas helicoidais e eixos mais largos.
A nível de motor, o Land Rover One Ten estava disponível em diversas opções (2.25 Diesel, 2.25 Petrol, V8 Petrol, 2.5 Diesel), mas na edição de 1984 do Camel Trophy terá sido utilizado o motor 2.25 Diesel, semelhante ao dos Series III utilizados em 1983 no Zaire.
Em relação à preparação das viaturas, foram equipadas com:
- guincho frontal (Warn 8274);
- protecção dos faróis em rede;
- protecção frontal;
- snorkel;
- grade de tejadilho (com o comprimento total do tejadilho);
- 2 luzes adicionais no pára-choques;
- 2 luzes adicionais nos arcos dos espelhos retrovisores (1 luz em cada arco);
- 4 luzes adicionais na frente da grade de tejadilho;
- equipamento de expedição (pá e picareta) nos guarda-lamas;
- 2 jerrycans na grade de tejadilho;
- 2 placas de desatascamento (1 de cada lado da grade de tejadilho);
- pneu no capot.
A famosa placa Camel Trophy foi colocada no centro da grade de tejadilho, por cima do pára-brisas e no meio das 4 luzes adicionais.
Alguns destes equipamentos sofreram alterações, ao longo das várias edições em que o Land Rover One-Ten foi utilizado, como por exemplo as 2 luzes adicionais nos arcos dos espelhos retrovisores, que deixaram de ser utilizadas.