Vamos apresentar os 8 participantes nas 4 edições do Camel Trophy em que Portugal participou. Zaire (1983), Mongólia (1997), Tierra Del Fuego (1998) e Tonga/Samoa (2000) foram os palcos que receberam estes aventureiros nacionais.
Foram eles os escolhidos, de entre um grande número de pessoas, que se candidataram para viver uma aventura única na vida. As provas foram difíceis e exigentes, tanto a nível físico como a nível psicológico e emocional. Mas foram superadas com sucesso e isso permitiu-lhes ter contacto directo com uma realidade que poucos conhecem, e uma experiência de vida que ficou marcada para sempre na memória.
Através de 10 perguntas, queremos mostrar o que sentiram e pelo que passaram, desde as provas de selecção até à participação em cada edição. São poucas perguntas, para uma aventura tão grande, que seguramente iria precisar de algumas horas para ser descrita.
Agradecemos a todos os participantes, pela sua disponibilidade em responder à nossa pequena entrevista e pelo fornecimento de dados adicionais, que tornem este espaço mais rico em informações sobre o Camel Trophy.
Se conhece algum dos 8 representantes nacionais, utilize o formulário de contacto e ajude-nos a contactá-los!
- Manuel Marques Pinto – Zaire (1983)A estreia de Portugal no Camel Trophy deu-se em 1983, na edição do Zaire. Juntamente com Pedro Vilas-Boas, Manuel Marques Pinto defendeu a bandeira nacional em todas as situações, incluindo quando o veículo onde seguiam se despistou e o obrigou a conduzir alguns dias com um tornozelo ligado e com dores.
- Pedro Vilas-Boas – Zaire (1983)Artigo em actualização. Caso queira contribuir para este artigo, poderá contactar-nos através do formulário de contacto.
- António Ruas – Mongólia (1997)No regresso de Portugal à aventura do Camel Trophy, após um interregno de 14 anos (desde a edição do Zaire), coube a António Ruas e a Miguel Repas representar as cores nacionais. Os filmes em VHS das edições anteriores, deixaram o António fascinado por estas provas e, ainda hoje, ele mantém contacto com o Todo-o-Terreno.
- Miguel Repas – Mongólia (1997)No regresso de Portugal à aventura do Camel Trophy, após um interregno de 14 anos (desde a edição do Zaire), coube a António Ruas e a Miguel Repas representar as cores nacionais. Para Miguel Repas, este foi um sonho que começou quando tinha apenas 10 anos de idade, e que acabou mesmo por se tornar realidade.
- Gonçalo Pinheiro – Tierra Del Fuego (1998)Artigo em actualização. Caso queira contribuir para este artigo, poderá contactar-nos através do formulário de contacto.
- Pedro Maia – Tierra Del Fuego (1998)Artigo em actualização. Caso queira contribuir para este artigo, poderá contactar-nos através do formulário de contacto.
- João Martins – Tonga/Samoa (2000)A edição Tonga/Samoa do Camel Trophy, no ano 2000, foi a última a ser realizada. No entanto, Portugal esteve presente e fez-se representar por uma equipa de 2 elementos, sendo o João Martins um deles. Foi, para ele, uma experiência inesquecível e que o fez manter um contacto próximo com a aventura, agora através de uma empresa de Rafting e expedições.
- Nuno Filipe – Tonga/Samoa (2000)Artigo em actualização. Caso queira contribuir para este artigo, poderá contactar-nos através do formulário de contacto.