A Land Rover Classic – divisão de preparação e restauro de veículos clássicos da Land Rover – anunciou em Fevereiro de 2021 a produção do Defender Works V8 Trophy, com forte inspiração no Camel Trophy. Esta edição especial, limitada a apenas 25 unidades foi um sucesso e esgotou em apenas 3 dias, apesar do preço começar nas 195 000 libras (aproximadamente 222 600 euros) no Reino Unido, para a versão 90.
Apesar da Land Rover não poder fazer referência ao Camel Trophy – por questões legais – é óbvia a inspiração deste novo modelo na ligação entre a Land Rover e o Camel Trophy, que terminou em 1999. Assim, o Defender Works V8 Trophy é um tributo ao legado explorador do emblemático Defender.
Esta nova edição Trophy é baseada no Land Rover Defender Works V8 (2012-2016) e está equipada com um motor V8 5.0 atmosférico a gasolina de 405 cv de potência e 515 Nm de binário, caixa automática ZF de oito velocidades, travões reforçados, tração integral, caixa de transferência de duas velocidades, diferenciais dianteiro e traseiro reforçados e um diferencial central autoblocante.
Os eixos são rígidos, tanto à frente como atrás, e conta com molas helicoidais, amortecedores telescópicos e barras estabilizadoras. À frente dispõe de uma barra Panhard e braços radiais, e atrás tem um triângulo de suspensão e tirante.
A preparação da edição Trophy inclui muito equipamento extra:
- guincho frontal Warn
- rollcage integral externa
- grade de tejadilho, suportada pela rollcage
- escada traseira, para acesso à grade de tejadilho
- protecções inferiores e das barras de direcção
- protecções laterais, que também servem de degrau de acesso
- A-bar frontal
- 4 faróis suplementares de longo alcance, instalados na frente da grade de tejadilho
- gancho de reboque traseiro Dixon-Bate
Os pneus escolhidos foram os Goodyear Wrangler MT/R na medida 235/85 R16, instalados em jantes de 16” em aço de elevada resistência, na mesma cor da carroçaria: Eastnor Yellow.
A cor “Eastnor Yellow” escolhida para decorar estes 25 modelos Trophy, disponíveis tanto na versão curta (90) como longa (110 Station Wagon), é semelhante à “Sandglow Yellow” utilizada no Camel Trophy, mas “devidamente diferente”.
O Eastnor Yellow contrasta com o Narvik Black, utilizado em alguns pormenores dos Defender Works V8 Trophy, como os guarda-lamas, o capô e a porta traseira.
A decoração exterior das viaturas fica completa com o grande logótipo Land Rover Trophy nas portas, o nome do proprietário por cima dos guarda-lamas – juntamente com um pequeno logótipo Land Rover Trophy e o texto/tag “#LANDROVERTROPHY”, uma placa clássica Land Rover no centro da grelha frontal e uma placa Land Rover Trophy na traseira.
No interior, o couro Windsor com costuras amarelas constrastantes é dominante, sendo utilizado no tablier, forras das portas, túnel das caixas, cubby-box e nos bancos desportivos Recaro. A tampa das caixas de velocidades e transferências apresenta um elemento em preto brilhante e o logótipo Land Rover Trophy em branco.
A consola central inclui o sistema de climatização e de infoentretenimento, com navegação integrada e conectividade com dispositivos móveis. No topo central desta consola encontra-se um relógio desenhado exclusivamente para esta edição por Elliot Brown, onde predomina o amarelo e o preto e é apresentado o logótipo Land Rover Trophy sobre um fundo que evoca cartas geográficas.
Além da exclusividade deste modelo, os 25 proprietários irão participar num evento de 3 dias para comemorar a entrega das viaturas, durante os quais irão conhecer todas potencialidades das mesmas. Este evento, com o mesmo nome do modelo apresentado, realiza-se no Castelo de Eastnor – em Herefordshire, Reino Unido – no mesmo local onde a Land Rover efectua todos os testes de desenvolvimento e formação todo-o-terreno dos seus modelos.
Serão, também, realizadas sessões de treino individual, com o apoio de especialistas da Land Rover, para que os clientes desenvolvam capacidades e técnicas de condução extrema, com recurso ao seu próprio veículo, antes de serem colocados à prova durante a competição.
Os 25 participantes irão competir entre si por diversos galardões, sendo atribuído um grande prémio final a quem liderar a classificação geral.