Os Range Rover foram novamente utilizados na edição de 1987 (Madagascar) do Camel Trophy, mas desta vez com a carroçaria de 5 portas e o motor 2.4 Turbo Diesel, fabricado pela italiana VM Motori. Com a experência acumulada das edições anteriores, estes Range Rover dispunham de mais acessórios que os Range Rover V8 de 1981 (Sumatra) e 1982 (Papua – Nova Guiné).
Os veículos estavam completamente de série, tendo-lhes sido adicionado o seguinte equipamento:
- guincho Warn 8274
- grade de tejadilho Brownchurch
- escada traseira
- entrada de ar elevada (snorkel)
- pneus Michelin na medida 7.00×16
- protecção frontal
- barras de protecção interiores
Infelizmente, não restam muitos veículos destes, originais, actualmente (cerca de 5 em todo o mundo, apenas). Isto deve-se ao facto de, na altura, as viaturas serem desmanteladas após as provas, em vez de serem vendidas. Um dos que se encontra em melhor estado de conservação, foi comprado à Land Rover em 2001 por Mike Robson, proprietário do Museu Camel Trophy em Inglaterra. Foi restaurado até ao seu estado original e encontra-se exposto no Museu. Este exemplar específico foi utilizado durante as provas de selecção, e não durante a edição de 1987 em Madagáscar. Apresenta, por isso, alguns detalhes diferentes, como é o caso das barras de protecção interiores, que foram movidas de local, depois de se chegar à conclusão que restringiam a entrada e saída dos participantes no veículo.
Entre 1999 e 2001, esteve em exposição no Land Rover Centre.
Segundo se sabe, a viatura utilizada pela equipa Norte-Americana foi exportada para os Estados Unidos, tendo sido posteriormente vendida, algures para África. O Range Rover da equipa Inglesa foi comprado por um dos elementos da equipa (George Bee), que ainda hoje o tem, apesar do seu mau estado de conservação.
Características do motor:
- Gasóleo, 4 cilindros, Turbo
- Cilindrada: 2393 cc
- Força máxima: 111 cv
- Torque: 190 lb/ft
(conteúdo baseado em dados fornecidos por: CamelTrophy.es e Camel Trophy Brasil)