Na edição Camel Trophy 1985, foi utilizada a versão curta do Land Rover apresentado na edição anterior: o Land Rover Ninety.
O Ninety era, mecânica e esteticamente, semelhante ao One Ten, contando apenas com um chassis mais curto e uma carroçaria de 3 portas
Enquanto o One Ten tinha, de facto, 110 polegadas de distância entre os eixos, o Ninety tinha um pouco mais que as 90 esperadas: eram cerca de 92.9 polegadas.
As mesmas novidades estéticas do Land Rover One Ten transitaram para o Land Rover Ninety: pára-brisas de uma única peça (e não dividido, como nos Series), grelha frontal avançada e em linha com a frente dos guarda-lamas, dobradiças do pára-brisas diferentes, abas plásticas pretas nos guarda-lamas, interior renovado, diferente consola de instrumentos. Com o Land Rover Ninety, passaram a ser utilizadas portas completas, com janelas de subir/descer.
A nível mecânico, também foram apresentadas melhorias, com a utilização de uma caixa manual de 5 velocidades (LT77) com tracção permanente às quatro rodas e bloqueio central de diferencial, molas helicoidais e eixos mais largos.
Quanto ao motor, o Land Rover Ninety trazia consigo algumas novidades, sendo apresentado com o motor de 4 cilindros 2.5 Diesel, com 68cv e sem turbo (11J). Também estava disponível o motor 3.5 V8 a gasolina do Range Rover (acompanhado pela robusta caixa de 5 velocidades Santana); no entanto, na edição de 1985 do Camel Trophy foi utilizado o motor Diesel.
Em relação à preparação das viaturas, foram equipadas com:
- guincho frontal (Warn 8274)
- protecção frontal (com protecção dos faróis em rede)
- snorkel
- grade de tejadilho (com o comprimento total do tejadilho)
- 2 luzes adicionais nos arcos dos espelhos retrovisores (1 luz em cada arco),
- 4 luzes adicionais na frente da grade de tejadilho
- equipamento de expedição (pá e picareta) nos guarda-lamas
- jerrycans na grade de tejadilho
- 2 placas de desatascamento (1 de cada lado da grade de tejadilho)
- pneu no capot
A famosa placa Camel Trophy foi colocada no centro da grade de tejadilho, por cima do pára-brisas e no meio das 4 luzes adicionais.
O proprietário do veículo aqui apresentado, e que está nas imagens, é Miguel de La Quadra-Salsedo, jornalista espanhol que acompanhou diversas edições do Camel Trophy.