Newsletter
Receber newsletters
Camel Trophy Portugal
por email

Wallpapers



Defender 110 CT98 - Paulo Rocha

Votos de utilizador:  / 4
FracoBom 


Outubro/Novembro 2005 - Estou num dilema! Que é a forma bonita de dizer: «Fónix! Qué q'eu faço agora?»...

Episódio ROLL-CAGE

Agora que já tinha arranjado uns "euritos" para comprar o roll-cage da Safety Devices, percebi em diversos foruns dedicados aos LR que montar um roll-cage (para os british, "roll-bar" é a barra estabilizadora), é chumbo certo no IPO. Mas a questão ainda não está bem esclarecida. Dou como exemplo o meu ex-Defender 90 que tinha um roll-cage exterior e pagava menos no seguro porque em caso de acidente os danos próprios seriam menores.

Diz-se que aqueles ferros todos podem provocar ferimentos e dificultar o salvamento em caso de acidente. Ah! Mas os senhores do IVA cobram os famosos 21% de imposto por um produto que supostamente é ilegal! Viva Portugal!

Pois! Será que os "senhores que mandam" já viram algum Defender SEM roll-cage depois de capotar????

Defender capotado
Em baixo um Defender COM roll-cage depois de dar uma cambalhota. Reparem no pára-brisas!!!! Pois! Muito mais difícil o salvamento dos ocupantes ;-)

Defender capotado Defender capotado Defender capotado
Como o Snorkel (admissão de ar elevada) é fixo ao roll-cage, o dito aguarda pacientemente na arrecadação. Vou esperar para ver desenvolvimentos, porque depois de montar aqueles ferros todos não dá para "tirar fora"... Até dá, mas o carro parece um "queijo suíço"...



26 - 27 Novembro 2005 - Mais uma "procissão" até às 24 Horas de Fronteira. No Diário de Bordo ficou registado um frio de rachar e Zero problemas mecânicos!

Fronteira Fronteira Fronteira
Episódio SNORKEL

10 Dezembro 2005 - Decidi montar o Snorkel mesmo sem o roll-cage! Estive a magicar uma forma de o colocar fixando-o à barra de estrutura da grade de tejadilho (exactamente como nos originais), mas de forma a que o buraco "gigante" (64mm) no pára-lamas ficasse no lugar como se estivesse lá o roll-cage. Mais uma chamada para o Hernâni para saber o diâmetro do tubo do roll-cage: 45mm...

Ora bem... 45+(64:2)+ descontos para o capot poder abrir sem bater+ umas olhadelas para as fotografias dos Defender originais = +/- aqui!

PUM! Punção e broca na chapa e fé no Santo Camel!

Snorkel Snorkel
Uma trabalheira danada! Sem a ajuda do Bruno e do Gonçalo acho que iria estar dois dias de volta daquilo. Assim foram 4 horas... É necessário retirar os tubos de admissão do ar até ao filtro, abrir o buraco, fixar as barras de estrutura da grade (uma de cada lado) e fixar o snorkel. Segredo: muito cuidado com o local do furo de 64mm para que não fique em cima do motor do ventilador da chauffage. Problema que não acontece nos Defender 300Tdi de volante à direita. Episódio Concluído!



07 Janeiro 2006 - Mais um Sábado com as "unhas metidas no ferro"! Ao fim de 2 meses na arrecadação, decidi montar as molas traseiras Heavy Duty OME 768. Os "escravos do costume" deram uma ajuda preciosa. O truque é desapertar os amortecedores e a barra estabilizadora, subir o carro com o macaco, suportar o chassis com preguiças, e descer o eixo até as molas desencaixarem...Simples. Viva a suspensão dos Defender!

Molas Molas
Nessa noite tive de regular os faróis, tal foi a subida na traseira. Tenho de começar a usar "lastro" na bagageira eheheh. Quanto ao Episódio Suspensão só falta o capítulo "barra estabilizadora frontal"...

Na manhã de 5ª feira toca o telefone com um convite para na semana seguinte partir em direcção à Suíça. Tinha 4 dias para preparar o carro; convencer o patrão a arranjar um substituto; e convencer a família. Ao fim de 3 horas tinha o OK de toda a gente! ;-) Nesse fim de semana: lubrificar cruzetas; ver óleos fazer a mala para 8 dias e esperar ansiosamente o dia da partida.

17 Janeiro 2006 - Viagem à Suiça - Genéve. A carga que transportávamos era indescritível. Um amigo decidiu ir viver durante dois anos para perto de Genebra. Ele é pintor (de quadros, entenda-se). Cavaletes; Esquadros; Louça; Roupa; uma BTT; "milhões" de livros; CD´s; etc...

As molas Heavy Duty quase colavam no fundo. Fizemos as contas por alto e dava +/- 500 Kg. mais 3 pessoas e gasóleo (depósito e jerrycans). O Defender parecia um barco à vela. Mas depois de uns kms. a "velejar" a malta habitua-se....

Suíça
Ir a Roma e não ver o Papa é como ir a Genéve e não visitar o Gaby Maurel da Nomads. E assim foi. Num gesto de simpatia o Gaby levou-nos a um armazém onde está parte da frota da Nomad-s-land. Tudo veículos originais Camel Trophy.... Vim de lá sem saliva, tal foi a baba!

Armazém Nomad's Land