Newsletter
Receber newsletters
Camel Trophy Portugal
por email

Wallpapers



Range Rover CT81 - Miguel Oliveira

Votos de utilizador:  / 2
FracoBom 
Esta maquete recria um cenário típico do Camel Trophy e é baseada num modelo Range Rover, da edição de 1981. O kit em plástico, à escala 1/24, é da marca Italiana ESCI. A maquete, tal como as fotos aqui apresentadas, é da autoria de Miguel Oliveira.

A maquete foi feita em 1994 e, apesar do kit ser bastante completo em relação aos acessórios incluídos, foram acrescentados mais alguns, como a entrada de ar, a cobertura na grade do tejadilho, acessórios no interior, os bonecos, e outros. 

Através do site de Miguel Oliveira, dedicado às suas duas grandes paixões (a Fotografia e o Modelismo), ficamos a  conhecer um pouco mais sobre o autor desta maquete:

Nasci a 31 de Agosto de 1958 em Bota Fogo no Rio de Janeiro, mas com dois anos vim para Lisboa, Portugal.

Sou operador de câmara / realizador e trabalho em televisão há mais de vinte anos.

Desde muito cedo que estou ligado à fotografia, é para mim mais que uma paixão sem limites, é um vicio, herdado do meu pai.

Gosto de fotografar os mais variados temas, tanto a cores como a preto e branco em analógico ou digital. Tenho alguns concursos de fotografia ganhos e fotos publicadas em várias revistas nacionais e estrangeiras, bem como em alguns sites na Internet.

O meu equipamento principal é Canon e a minha preferência em película vai para a Kodak.

Entre várias coisas que faço, destaquei para este site uma outra paixão que me persegue desde miúdo, o modelismo. Também com alguns concursos ganhos, várias exposições e muitas horas de trabalho, o modelismo é para mim uma forma de arte tão válida como a pintura ou a escultura.

O Miguel Oliveira acedeu a responder-nos a algumas perguntas, acerca deste seu excelente trabalho:

Qual foi a razão da escolha desta maquete?
A razão da escolha desta maquete é a minha paixão por jipes e especialmente pelo Camel Trophy. Recriei este cenário a partir de alguns vídeos das varias edições do Camel Trophy.

Que materiais foram utilizados?
Os materiais utilizados são desde a pasta de madeira para fazer o terreno, verniz para imitar a água, produtos naturais como pedras e troncos, tintas acrílicas para os acabamentos, e outros.

Qual foi o grau de dificuldade desta maquete?
Grau de dificuldade não existiu, mas sim prazer. Quando se faz as coisas que se gosta, todas as dificuldades são facilmente ultrapassadas. Não existem limites para a criação e para o prazer que se pode tirar delas. Sou modelista desde miúdo, gosto de fazer carros, barcos, mas principalmente aviões. Sou grande apaixonado por aviação, tanto comercial como de guerra.

Qual foi o tempo total de execução da maquete? 
O tempo total para a execução desta maquete foi perto de um mês. Gosto de começar e acabar os mesmos trabalhos. O tempo de espera é só relacionado com a secagem dos diversos materiais e tintas utilizadas.

Houve algum pormenor da maquete mais difícil de concretizar? 
O mais difícil de concretizar nesta maquete foi a utilização do verniz. Não sabia se ia resultar, por isso tive de fazer várias experiências antes de concluir o trabalho. É o mais difícil em qualquer maquete, a utilização de materiais ou produtos que nunca utilizamos e esperar que tudo corra bem. É pena que não haja mais kits do Camel Trophy para construir e montar, e muito menos da versão do Discovery, que é o meu preferido. Ao mesmo tempo, é um desafio. Foi o que eu fiz, recriei este cenário só com imagens das provas, tiradas de cassetes de VHS que mandei vir de fora, em 1993. Hoje, com a Internet, é bastante mais fácil.



(conteúdo gentilmente fornecido por: Miguel Oliveira - www.fotomodelismo.com)

Partilhe este artigo: