Newsletter
Receber newsletters
Camel Trophy Portugal
por email

Wallpapers



Camel Trophy Videogame - ZX-Spectrum 48K

Votos de utilizador:  / 0
FracoBom 


Caixa do jogo: frente Pode ter sido o apelo da marca Camel Trophy, ou a campanha de publicidade, planeada pela primeira vez em meios de comunicação social principais (em vez de se limitar às revistas de informática), ou o grande trabalho de relações públicas, ou a recepção especial que teve por parte de distribuidores e revendedores, mas seja qual for a razão, o Camel Trophy Videogame foi um sucesso imediato. Apesar de não se saberem, ao certo, os valores oficiais de vendas, fontes fidedignas disseram, na altura, ter sido o jogo de computador mais vendido em Itália. A sua liderança manteve-se pelos 5 anos seguintes, até que os grandes editores repararam no potencial das bancas como canal de vendas e começaram a vender jogos de computador (nessa altura, já em CD-ROM, em vez de cassetes), juntamente com revistas e jornais. O sucesso foi realmente considerável, porque o modelo de computador escolhido para o projecto, o ZX Spectrum, apesar de possuir uma boa cota de mercado, não era o modelo mais vendido em Itália, onde o líder de unidades vendidas era o Commodore 64.

Em termos de crítica, a recepção não foi tão calorosa. A indústria de revistas, talvez ofendida por ter sido sistemática, e estranhamente, ignorada pelo plano de publicidade, quase não registou o evento. As poucas críticas publicadas, referiam, principalmente, as diferenças entre os dois primeiros blocos do jogo, descrevendo-os como "elegantes" e "agradáveis", e o terceiro, mais difícil e "cansativo" de terminar. Estranhamente, esta última característica tinha sido especialmente apreciada pela equipa do Camel Trophy, porque lembrava a fadiga própria do Camel Trophy "real". Na edição nº 12 da Run foram publicadas algumas ajudas e dicas para as partes mais difíceis do terceiro bloco. Caixa do jogo: costas

A dificuldade de qualquer jogo de computador é bastante subjectiva. A prova disto chegou em 1986, quando os programadores do Camel Trophy Videogame participaram nas provas finais de selecção do Camel Trophy, que formaria a equipa Italiana a estar presente na Austrália. Foi montada uma banca, onde os visitantes podiam jogar e muitos conseguiram ultrapassar as situações mais difíceis do jogo, com mais facilidade e menos penalidades do que os próprios programadores.

Comunicado de imprensa oficial As provas de selecção, realizadas nos arredores de Milão, foram o capítulo final de todo o projecto. A Run tinha acabado de publicar o seu último número de sempre e Simone Majocchi estava completamente envolvido num novo objectivo chamado Lasernet 800, a versão Italiana do serviço Micronet 800 Inglês. O ZX Spectrum foi, ele próprio, morrendo prematuramente, fruto de estranhas decisões de negócio e má gestão. Os vários elementos envolvidos neste projecto seguiram rumos diferentes, mas o Camel Trophy Videogame ficou guardado na memória de todos eles.





Manual do jogo Camel Trophy Videogame:


(conteúdo baseado em dados fornecidos por Res Cogita e gentilmente cedidos por Steed Kulka)

Partilhe este artigo: