Toda a paixão do Camel Trophy, em Português
03-Set-2010


Menu
Início
Apresentação
História
Edições
Participantes
Veículos
Veículos Nacionais
Encontros
Livros
Imprensa
Passatempos
Wallpapers
Loja
Fórum
Pesquisar
Links
Contactos
Mapa do site


Facebook
Adere ao grupo Camel Trophy Portugal no Facebook

Camel Trophy Videogame - ZX-Spectrum 48K
Escrito por Camel Trophy Portugal
  
Índice do artigo
Camel Trophy Videogame - ZX-Spectrum 48K
Página 2
Página 3
Página 4
Página 5
Página 6
Página 7


Mapa gráfico do ZX Spectrum
Mapa gráfico do ZX Spectrum
A primeira reunião de progresso, com a equipa do Camel Trophy, quase se tornou noutra prova da Lei de Murphy, que diz que se alguma coisa pode correr mal, então irá mesmo correr mal, e provocar o maior dano possível. Ou, ao que os programadores se referem: o "efeito demonstração". Rodeados por elementos do Camel Trophy, enquanto explicavam o que já tinha sido feito e o que ainda faltava fazer (aguardando dados ou decisões), o software começou a ter erros aleatórios apesar de ter sido exaustivamente testado e validado. Os programadores começaram a sentir-se como os contribuintes em part-time da Run, que encontravam erros nos seus programas durante as reuniões editoriais. Uma experiência comum a todos, que levava à frase imortal: "Mas… em casa funcionou!".

Actualmente, reiniciar o computador demora 1 minuto, no máximo, mas no ZX Spectrum as coisas eram mais lentas, especialmente porque os programas eram carregados de cassete. Durante os vários minutos necessários para ter o programa novamente operacional, o cérebro de Steed Kulka tentava encontrar causas para os erros, ao mesmo tempo que praticava técnicas de relações públicas, de forma a minimizar o incidente e distrair a audiência inquisidora. Do outro lado da mesa, Eugenio olhava para Steed com um ar perplexo, uma vez que ele sabia que o programa estava a correr sem problemas nenhuns, antes da demonstração. Desta vez, a frase "Mas… em casa funcionou!" podia ser confirmada por uma testemunha.

Por mero acaso, o 4º ou 5º erro aconteceu num momento de completo silêncio. Foi nessa altura que, atrás de Steed, se ouviu um click. Um dos membros do Camel Trophy estava encostado à parede, a brincar com um interruptor da sala do lado. O problema é que eles estavam num edifício do séc. XIX, com instalações eléctricas longe de serem novas, e brincar com o interruptor da luz provocava picos de corrente na instalação onde o computador estava ligado. Depois de identificada a causa dos erros, conseguiu-se terminar a apresentação, sem outros problemas.
Tecnologia e superstição: sacrificando o código-fonte
Tecnologia e superstição: sacrificando o código-fonte


Outro acontecimento curioso, teve lugar em casa de Eugenio, numa sessão de programação durante um fim-de-semana. Uma das disquetes ficou subitamente ilegível. Obviamente, não havia backups (caso contrário, a disquete não tinha deixado de funcionar). Depois de muitas tentativas em vão, Eugenio teve uma ideia: abriu a disquete, tirou o disco, pôs-lhe protector solar, limpou com água e sabão, deixou secar e voltou a montar tudo. Impressionantemente, a disquete voltou a funcionar! Todos os dados foram copiados o mais depressa possível, brincou-se com a nova "técnica" descoberta e chegou-se à conclusão que, por vezes, a tecnologia obriga a estratégias criativas, que desafiam a intuição e são tudo menos científicas. Não foi um pensamento consolador, uma vez que as semanas passavam rapidamente e, para cumprir os prazos, não se devia começar a praticar voodoo. Mas…

No início do trabalho, os progamadores do Camel Trophy Videogame interrogaram-se se o camelo podia trazer-lhes azar. Nenhum deles acreditava realmente nessas coisas, mas até o mais céptico reparou em acontecimentos estranhos, que estavam a ter lugar nos seus escritórios. Não eram os problemas habituais, que surgem em qualquer projecto, mas sim experiências desagradáveis com cada vez maior regularidade, a todos os que estivessem minimamente ligados ao desenvolvimento deste jogo em particular. Dizer a própria palavra "Camel" (camelo) era o suficiente para se ter de reiniciar todos os computadores da sala.

Refeições no único local disponível: o chão
Refeições no único local disponível: o chão
A falta de azar associada ao animal de bossas, rapidamente de tornou uma piada entre amigos e colegas de trabalho. Então, uma noite, Steed, Simone e Eugenio decidiram fazer um ritual: "sacrificaram" uma cassete com todo o código do Camel Trophy Videogame escrito até então, queimando-a num cinzeiro de plástico. Estranhamente, o fogo não deixou nenhuma marca no cinzeiro, ao contrário do que acontecia com os cigarros.

O código continuou a crescer enquanto se chegava a Agosto. Muitos foram de férias, evitando o calor húmido de Milão. Steed foi um dos poucos que ficou a trabalhar no escritório, juntamente com Bruno. A certa altura, Bruno teve a óptima ideia de pegarem nos computadores, monitores, impressoras, leitores de disquetes e outro equipamento e mudarem-se por uns tempos para a sua casa em Stresa, no Lago Maggiore. Mesmo que tivessem de passar o tempo frente a um ecrã de computador, essas seriam as suas férias de Verão.




Actualizado em: 22-Jul-2008
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
© 2007-2010 www.CamelTrophyPortugal.com - Política de uso - Política de privacidade - Contacto